Somente as CNHs que foram emitidas desde 1º de maio contam com a novidade. As carteiras mais antigas não precisarão ser renovadas

As CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) emitidas a partir deste mês vão contar com uma nova informação, de acordo com o anuncio feito nesta terça feira (9) pelo Ministério das Cidades e pelo DETRAN (Departamento Nacional de Transito).

Agora elas contaram com um QR-Cod bidimensional na parte interna do documento, que pode ser lido com a câmera do smartphone. A ideia do novo recurso é evitar as falsificações do documento e possíveis fraudes.

O Denatran anunciou também que o Serpro, empresa federal de tecnologia, criará um sistema eletrônico que dará acesso às informações do Renach (Registro Nacional de Condutores) apenas com a leitura do código. Além desses dados, futuramente poderão ser conferidos informações do veículo e infrações cometidas.

Todos os cidadãos terão acesso as informações do banco de dados do QR-Code, que poderá ser acessado sem conexão à internet.

Somente as CNHs que forem emitidas desde 1º de maio contam com a novidade. As carteiras mais antigas não precisarão ser renovadas.

Em janeiro deste ano, outra alterações foram implantadas na CNH: elas tiveram alteração na cor e layout e passaram a contar com não um, mas dois números de identificação do condutor: um estadual e o outro nacional.

Deixe o seu comentário: